Sobre nós
Tudo começou em 1991, quando a Associação Luiz Ramos Natan Sztamfater –
abrAção foi fundada pela Família Sztamfater por Jaime Sztamfater, no bairro
Jardim Hercília, distrito de Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo.
Sensibilizado com a falta de recursos dessa comunidade, Jaime começou a prestar
atendimento, através de grupos de apoio às famílias. Durante um ano, cerca de
60 famílias receberam cestas básicas, foram encaminhadas para psicólogos,
médicos, dentistas e fonoaudiólogos e recolocadas no mercado de trabalho.
Pequeno Príncipe: a primeira e Pequena Sereia: a segunda
Em 1992 foi constituída legalmente e iniciou, junto com as famílias, o atendimento a
25 crianças, na Creche Pequeno Príncipe. Logo, o número de crianças chegou a 40 e
algumas mães tornaram-se funcionárias da creche. Em 1993, convidada pela PMSP/ SAS
– Prefeitura Municipal de São Paulo a Associação firmou convênio e passou a atender
60 crianças, aumentando o número para 100, em 1997. O trabalho de qualidade com
a Creche Pequeno Príncipe motivou a SAS, em 1998, a convidar a Associação para
administrar uma segunda creche, em parceria com a PMSP, o CEI Vila União - Pequena Sereia,
com 190 crianças.
Filosofia humanista e mãos dadas...
No ano de 2000, iniciou a implantação de uma gestão participativa horizontal com filosofia humanista, pautada na valorização das equipes de trabalho. Significou a participação de todos nas decisões locais de cada unidade e nas decisões gerais da Organização.
Em 2001, recebeu convite para administrar mais uma creche em parceria com a PMSP - o CEI Padre José de Anchieta. Como o local comportava um maior número de vagas, as crianças da Creche Pequeno Príncipe foram transferidas, ampliando o atendimento para 170 crianças.
Sempre construindo: agir é preciso!
O antigo prédio da Creche Pequeno Príncipe passou então a sediar o Centro de Apoio a Projetos Socioculturais e o Centro Administrativo.
Em 2001, no Centro Administrativo, através de doações, foi montada uma pequena “livroteca” para a comunidade. Em 2003, com crianças e adolescentes da comunidade fora do limite de idade das creches (muitos deles ex-alunos da primeira Creche Pequeno Príncipe), foi implantado o Projeto de Educação Complementar “Construindo o Futuro”, na sede, em parceria com a Fundação Abrinq. O Projeto atendeu 80 crianças e adolescentes por meio de oficinas de teatro, música, artes, capoeira, jogos/brincadeiras e cidadania.
Reflexão e prioridades - a terceira: CEI Pequeno Polegar
No ano de 2007, a Associação aceitou o convite da Secretaria Municipal de Educação PMSP\SME para administrar mais uma nova unidade, CEI Pequeno Polegar, atendendo a 120 crianças. A Associação centrou seus esforços em formação mais apurada das diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e pessoal de apoio para o aprimoramento das ações diárias, com o envolvimento e participação das famílias.
Inovar e alastrar-se!
Em 2015, após percebermos que os processos: pedagógico, de saúde e nutrição, de construção de vínculos familiares, da gestão participativa, de monitoramento e avaliação, das formações dos profissionais estarem concretizados e vivos, iniciamos a construção de nossa imagem para fora da Associação. Além dos Certificados já conquistados ao longo da história, CMCDA desde 1994, Utilidade Pública Municipal desde 1998, Utilidade Pública Federal desde 2003 entre outros, em 2016 conquistamos o CRCE – Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades do Estado de São Paulo e em 2017 a atualização do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS Educação / Ministério da Educação e ainda a inclusão no Programa de Incentivo a Nota Fiscal Paulistana.
Ampliar, novos desafios!
Quarta: CEI Pequenos Poetas e quinta: CEI Pequenos Construtores do Futuro
Em 2020, fomos procurados por SME para cooperar e assumir duas unidades que a Organização que administrativa havia perdido o credenciamento. Um enorme desafio, pois assumimos a parceria sem conhecer os prédios e as comunidades. O CEI Pequenos Poetas atendendo a 80 bebês e crianças e o Pequenos Construtores do Futuro com 60. E neste mesmo ano iniciamos um estudo profundo da construção do Projeto Político Pedagogico, que anualmente vem sendo aprimorado de forma significativa dentro da realidade de cada unidade educacional.
Missão
Atender integralmente crianças em creches por meio das múltiplas linguagens da educação infantil, na Zona Leste de São Paulo, sustentada pelos pilares: gestão participativa, visão humanista, formação continuada dos profissionais, e constante aperfeiçoamento do projeto político pedagógico.
Visão
Buscar o equilíbrio constante entre a atuação educacional e a gestão organizacional, garantindo sustentabilidade e qualidade.
Valores
Agir dentro dos princípios morais e éticos, enriquecendo práticas que valorizem amizade, mecanismos lúdicos, transparência nas ações, aprimoramento constante e respeito à criança, à família e ao próximo.