Crianças
Abraçamos as crianças por meio de um Projeto Político Pedagógico baseado na teoria sociointeracionista, pautada nos teóricos Piaget, Vygotsky e Walon e nas bases teóricas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, Orientações Curriculares, Indicadores de Qualidade Infantil Paulistana, Currículo Integrador e Estatuto da Criança e do Adolescente.
A aprendizagem apresenta foco na interação e ocorre em contextos históricos, sociais e culturais. Sendo assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial. O eixo que norteia o nosso trabalho é a interação e a brincadeira. Desenvolvemos as múltiplas linguagens por meio de experiências através da metodologia de projetos. Valorizamos a formação integral da criança: física, cognitiva, afetiva e social.
O dia a dia
No intuito de organizar tempo e espaço das situações sociais vivenciadas no dia a dia nas Creches, consideramos importantes 6 grandes momentos:
Recepção - de forma acolhedora e com os ambientes preparados com materiais em "cestos de tesouros": porta textos, artes, elementos diversos e monta-monta.
Roda da Chamada - com cantigas ou outras estratégias a fim de apontar presentes e ausentes
Cinema - Programa infantil
Projetos - As experiências perpassam por todas as linguagens: conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente;exploração da linguagem corporal, verbal e artística e; apropriação do conhecimento matemático.
Brinquedos e Brincadeiras – faz de conta, brincadeiras livres nas áreas externas (parques, solários e tanque de areia), brincadeiras tradicionais e ciranda cultural (contação de histórias, par lendas, rimas, trava-línguas, poemas, adivinhas)
Transição – cantigas, relaxamento e contos
Higiene e Saúde -– higiene pessoal, refeições e repouso
Desenvolvimento Infantil
Aspectos emocionais, sociais e cognitivos
A documentação que compõe a avaliação das crianças é registrada durante todo o processo de ensino e aprendizagem respeitando o ritmo individual de cada criança. A farta documentação implica na seleção e organização de registros coletados através de um olhar focalizado para detectar, diagnosticar o saber e ou suas dificuldades. O documento com o percurso trilhado pelas crianças dá ao educador informações preciosas sobre o ensino e aprendizagem, além do acompanhamento simultâneo das progressões e dos desafios enfrentados por eles.
O desenvolvimento físico é acompanhado pelo gráfico de peso e altura atualizado semestralmente. A alimentação prioriza um cardápio diversificado e nutritivo, de acordo com as faixas etárias, em cinco refeições diárias; café da manhã, suco, almoço, lanche e jantar - que também são consideradas atividades. As crianças são convidadas a experimentar novos alimentos, a prestar atenção nos seus sabores, consistências e diferentes características. O enfoque na autonomia e nos bons hábitos é uma meta constante.
Funcionários
Acolhida segura
Ações planejadas e horizontalidade
Aprimoramento constante
Ambiente saudável
Momentos de diversão
Famílias
A participação é sempre incentivada
A abrAção considera fundamental a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, bem como o respeito e a valorização de suas formas de organização. O primeiro atendimento à família acontece no momento da inscrição. Na ocasião da matricula, além da ficha de dados, é preenchido o histórico de saúde e o diagnóstico social (atualizado semestralmente), denominado “Conhecendo Nossas Famílias” que é composto por blocos: composição familiar, situação de moradia, bens e serviços, cultura e lazer, saúde familiar, programas sociais e hábitos alimentares. As professoras têm acesso ao conteúdo, antes das crianças começarem a frequentar a creche.
As interelações são diárias
Os pais têm acesso diário às dependências internas das creches, de forma acolhedora. Entregam e buscam seus filhos em suas salas e, ao transitar pelos espaços, conhecem os temas e atividades que os mesmos estão envolvidos. Eles têm acesso ao cardápio da semana e tomam ciência de comunicados internos e eventos.
Construção de vínculos com prazer
Desde 2010, semestralmente, são realizados os “Encontros de Famílias” - a criança traz a sua família para passar um dia com as de seus amiguinhos. São momentos bem planejados pelos profissionais da Organização, com oficinas, palestras, peças de teatro, brincadeiras e refeições. O objetivo é de interação e construção de vínculos entre as famílias e os profissionais das creches. Esses dias são produtivos, alegres e descontraídos.
Conhecer para avaliar
Para ajudar as famílias a compreender o processo de aprendizado de seus filhos, é realizada uma reunião no inicio do ano onde os professores ilustram a “Proposta Pedagógica” de forma minuciosa, mas de fácil entendimento. Além desta primeira reunião, são agendadas mais duas gerais e três pedagógicas especificas sobre o desenvolvimento da criança. Desde 2005, anualmente, os pais têm a oportunidade de dimensionar o atendimento recebido pelos filhos, através de processos de avaliação. A partir de 2010, estes processos ocorrem semestralmente e compõem o “Projeto Pedagógico”. Em 2015, foi implantado o processo de avaliação que aplica os “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana”.