Crianças

Abraçamos as crianças por meio de um Projeto Político Pedagógico baseado na teoria sociointeracionista, pautada nos teóricos Piaget, Vygotsky e Walon e nas bases teóricas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, Orientações Curriculares, Indicadores de Qualidade Infantil Paulistana, Currículo Integrador e Estatuto da Criança e do Adolescente.

A aprendizagem apresenta foco na interação e ocorre em contextos históricos, sociais e culturais. Sendo assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial. O eixo que norteia o nosso trabalho é a interação e a brincadeira. Desenvolvemos as múltiplas linguagens por meio de experiências através da metodologia de projetos. Valorizamos a formação integral da criança: física, cognitiva, afetiva e social.

O dia a dia 

No intuito de organizar tempo e espaço das situações sociais vivenciadas no dia a dia nas Creches, consideramos importantes 6 grandes momentos:

Recepção - de forma acolhedora e com os ambientes preparados com materiais em "cestos de tesouros": porta textos, artes, elementos diversos e monta-monta.

Roda da Chamada - com cantigas ou outras estratégias a fim de apontar presentes e ausentes

Cinema - Programa infantil 

Projetos - As experiências perpassam por todas as linguagens: conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente;exploração da linguagem corporal, verbal e artística e; apropriação do conhecimento matemático.

Brinquedos e Brincadeiras – faz de conta, brincadeiras livres nas áreas externas (parques, solários e tanque de areia), brincadeiras tradicionais e ciranda cultural (contação de histórias, par lendas, rimas, trava-línguas, poemas, adivinhas)

Transição – cantigas, relaxamento e contos 

Higiene e Saúde -– higiene pessoal, refeições e repouso

Desenvolvimento Infantil

Aspectos emocionais, sociais e cognitivos

A documentação que compõe a avaliação das crianças é registrada durante todo o processo de ensino e aprendizagem respeitando o ritmo individual de cada criança. A farta documentação implica na seleção e organização de registros coletados através de um olhar focalizado para detectar, diagnosticar o saber e ou suas dificuldades. O documento com o percurso trilhado pelas crianças dá ao educador informações preciosas sobre o ensino e aprendizagem, além do acompanhamento simultâneo das progressões e dos desafios enfrentados por eles.

O desenvolvimento físico é acompanhado pelo gráfico de peso e altura atualizado semestralmente. A alimentação prioriza um cardápio diversificado e nutritivo, de acordo com as faixas etárias, em cinco refeições diárias; café da manhã, suco, almoço, lanche e jantar - que também são consideradas atividades. As crianças são convidadas a experimentar novos alimentos, a prestar atenção nos seus sabores, consistências e diferentes características. O enfoque na autonomia e nos bons hábitos é uma meta constante.

Funcionários

Acolhida segura

O primeiro contato com o funcionário é no processo seletivo, teórico e pratico baseado no perfil profissional para cada função construídos pela própria abrAção. Após a aprovação e entrega dos documentos, o funcionário passa pelo processo de formação em três etapas: gestão e organização interna, especifico de cada função e saúde e higiene pessoal e do ambiente.

Ações planejadas e horizontalidade
Através da gestão participativa, os funcionários são estimulados a participarem constantemente da vida da creche.  Todos são comprometidos com suas ações que são planejadas coletivamente. Desta forma, as relações se estabelecem na horizontalidade. A participação para escolha de um caminho de maneira consciente está fortemente atrelada ao conhecimento. Para tanto, o investimento é continuo para formação e capacitação dos profissionais. Nenhum conteúdo é colocado em prática antes do profundo estudo sobre o assunto por todos os profissionais. O propósito de todos é de realizar suas ações com clareza - sabendo o porquê deve ser desta forma, neste momento, com determinada estratégia - e nunca fazer por fazer.

Aprimoramento constante
O processo de formação acontece em diferentes momentos independentes, mas relacionados entre si. A formação das diretoras e coordenadoras pedagógicas ocorre mensalmente através de estudos e reflexões das praticas cotidianas. Alguns temas são inseridos pela gestora e outros por especialistas.  A multiplicação dos conteúdos para a área operacional (saúde e nutrição) ocorre pelo diretor, em reuniões quinzenais. Os professores são formados pela diretora em conjunto com a coordenadora pedagógica, nos HPs – Horário Pedagógico Semanal (momento de estudo). Nas RPs - Reuniões Pedagógicas – mensais, todos os profissionais participam das formações. Os funcionários de apoio também participam do monitoramento diário de suas ações, por meio de seus cronogramas e de indicadores que possuem a função de medidores. Desta forma, estão sempre refletindo suas práticas e realizando constantemente o processo de avaliação. 

Ambiente saudável
Diariamente todos colaboram para manter uma atmosfera proveitosa, sadia, leve e afável entre toda a equipe de profissionais. Contamos também com as equipe denominadas "Cuidadores do Mês" que através de dinâmicas de recepção, cafés ou lanches da tarde requintados, mimos e agrados colaboram com o cuidado das pessoas e do grupo.

Momentos de diversão
Anualmente, é realizado um momento importante e prazeroso de interação, o “Encontro das Famílias dos Funcionários”, organizado por eles mesmos e apoiado pela abrAção. No final de cada ano o abrAção dá um abraço diferente nos funcionários, uma festa preparada com muito carinho, com marca registrada por ser uma surpresa quanto locais, temas e presentes diferentes. Também, em grande estilo, todo mês de outubro é comemorado com todos os funcionários o dia do professor, pois entendemos que todos tem o papel de educadores independente da função.

Famílias

A participação é sempre incentivada
A abrAção considera fundamental a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, bem como o respeito e a valorização de suas formas de organização. O primeiro atendimento à família acontece no momento da inscrição. Na ocasião da matricula, além da ficha de dados, é preenchido o histórico de saúde e o diagnóstico social (atualizado semestralmente), denominado “Conhecendo Nossas Famílias” que é composto por blocos: composição familiar, situação de moradia, bens e serviços, cultura e lazer, saúde familiar, programas sociais e hábitos alimentares. As professoras têm acesso ao conteúdo, antes das crianças começarem a frequentar a creche.

As interelações são diárias
Os pais têm acesso diário às dependências internas das creches, de forma acolhedora. Entregam e buscam seus filhos em suas salas e, ao transitar pelos espaços, conhecem os temas e atividades que os mesmos estão envolvidos. Eles têm acesso ao cardápio da semana e tomam ciência de comunicados internos e eventos.

Construção de vínculos com prazer
Desde 2010, semestralmente, são realizados os “Encontros de Famílias” - a criança traz a sua família para passar um dia com as de seus amiguinhos. São momentos bem planejados pelos profissionais da Organização, com oficinas, palestras, peças de teatro, brincadeiras e refeições. O objetivo é de interação e construção de vínculos entre as famílias e os profissionais das creches. Esses dias são produtivos, alegres e descontraídos.

Conhecer para avaliar
Para ajudar as famílias a compreender o processo de aprendizado de seus filhos, é realizada uma reunião no inicio do ano onde os professores ilustram a “Proposta Pedagógica” de forma minuciosa, mas de fácil entendimento. Além desta primeira reunião, são agendadas mais duas gerais e três pedagógicas especificas sobre o desenvolvimento da criança. Desde 2005, anualmente, os pais têm a oportunidade de dimensionar o atendimento recebido pelos filhos, através de processos de avaliação. A partir de 2010, estes processos ocorrem semestralmente e compõem o “Projeto Pedagógico”. Em 2015, foi implantado o processo de avaliação que aplica os “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana”.