Quem somos

A abrAção - é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo. Foi fundada pela família Sztamfater, há 25 anos.

Sua principal ação é garantir a qualidade social da educação de bebês e crianças assegurando uma educação democrática, pautada em princípios éticos, estéticos e políticos, apoiando assim o exercício de uma cidadania feliz e plena.

Diariamente, através das Creches Pequeno Príncipe, Pequena Sereia e Pequeno Polegar, são atendidas 439 bebês e crianças, na faixa etária entre zero a três anos, em período integral e gratuitamente.

Os trabalhos da abrAção são desenvolvidos através da gestão participativa, desta forma, todos envolvidos nas ações - funcionários, comunidade e diretoria – analisam situações, decidem sobre os encaminhamentos e agem sobre elas em conjunto.

Toda ação conjuntamente construída tem como pilares de sustentação: foco, planejamento, organização e avaliação, de tal maneira que seu principal capital social seja o ser humano.
 

Nº de crianças atendidas: 439
Responsável: Maria Cecilia Russo Bresciani
Telefone: 55 11 2606-2077
Horário de Atendimento: 9:00 as 17:00

Nossa história

Tudo começou em 1991, quando a Organização Luiz Ramos Natan Sztamfater – abrAção - foi fundada pela família Sztamfater, representada pelo casal Jaime Sztamfater e Maria Lucia Ramos, no bairro Jardim Hercília, distrito de Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo.

Sensibilizado com a falta de recursos dessa comunidade, Jaime começou a prestar atendimento, através de grupos de apoio, às famílias moradoras em favela.

Durante um ano, cerca de 60 famílias (aproximadamente 300 pessoas) receberam cestas básicas, foram encaminhadas para psicólogos, médicos, dentistas e fonoaudiólogos e recolocadas no mercado de trabalho. Isto, por meio de uma rede de seus contatos pessoais.

Inicialmente, ele pensou na criação de um orfanato mas, rapidamente, concluiu que a real necessidade da comunidade era por uma instituição que atendesse crianças e mães, recém-empregadas, que não tinham onde ou com quem deixar seus filhos.

Pequeno Príncipe: a primeira.

Em 1992, a abrAção foi constituída legalmente e iniciou, junto com as famílias, o atendimento a 25 crianças, na Creche Pequeno Príncipe. Logo, o número de crianças chegou a 40 e algumas mães tornaram-se funcionárias da creche.

Em 1993, convidada pela PMSP/ SAS – Prefeitura Municipal de São Paulo/Secretaria de Assistência Social - a abrAção firmou convênio e passou a atender 60 crianças, aumentando o número para 100, em 1997.

O trabalho de qualidade com a Creche Pequeno Príncipe motivou a SAS, em 1998, a convidar a abrAção para administrar uma segunda creche, em parceria com a PMSP, a Creche Pequena Sereia, com 135 crianças. Desse modo, a Organização expandiu para o bairro Vila União, no distrito de Ermelino Matarazzo, também na Zona Leste de São Paulo. No ano seguinte, a nova creche foi ampliada e passou a atender 190 crianças.

Filosofia humanista e mãos dadas...

No ano de 2000, com o ingresso da nova gestora Maria Cecillia Bresciani, foi implantada a gestão participativa horizontal com filosofia humanista, pautada na valorização das equipes de trabalho. Significou a participação de todos nas decisões locais de cada unidade e nas decisões gerais da Organização.

Nessa mesma linha, a gestora sistematizou um plano dinâmico de capacitação das funcionárias, abrangendo a organização e a formação profissional nas áreas administrativa, pedagógica, social e de saúde.

Em 2001, recebeu convite para administrar mais uma creche em parceria com a PMSP - o CEI Padre José de Anchieta. Como o local comportava um maior número de vagas, as crianças da Creche Pequeno Príncipe foram transferidas, ampliando o atendimento para 170 crianças.

Mais um bairro foi encampado pela atuação da abrAção: COHAB José de Anchieta, distrito de Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Sempre construindo: agir é preciso!

O antigo prédio da Creche Pequeno Príncipe passou então a sediar o Centro de Apoio a Projetos Socioculturais e o Centro Administrativo. A Central passou a ser a Unidade I, a Creche Pequeno Príncipe a Unidade II e a Creche Pequena Sereia a Unidade III.

Em 2001, na Unidade I, através de doações, foi montada uma pequena “livroteca” para a comunidade. No ano seguinte, motivada pelo interesse da população local, a abrAção buscou em conjunto com o Ministério da Educação, por meio do Instituto Brasil Leitor, uma parceria para inserir uma “livroteca” em todas as unidades.

Em 2003, com crianças e adolescentes da comunidade fora do limite de idade das creches (muitos deles ex-alunos da primeira Creche Pequeno Príncipe), foi implantado o Projeto de Educação Complementar “Construindo o Futuro”, na Unidade I, em parceria com a Fundação Abrinq. O Projeto atendeu 80 crianças e adolescentes por meio de oficinas de teatro, música, artes, capoeira, jogos/brincadeiras e cidadania, até que as escolas da região absorveram esta missão.

Nesse mesmo ano, a Unidade III iniciou o “Projeto Horta Comunitária”, desenvolvido em conjunto com 10 famílias, em forma de cooperativa. Verduras e legumes cultivados seriam vendidos para a Organização e a comunidade local. Após um ano de existência, este Projeto foi encerrado, pois a PMSP se opôs à ocupação do espaço pela horta.

Reflexão e prioridades.

Em 2006, ocorreu um período de reflexão e discussão de toda a equipe, com o intuito de definir as próximas ações e prioridades. Por unanimidade, a equipe decidiu priorizar o atendimento à criança, fortalecendo o direcionamento que deu origem à abrAção.

Coerente com esta posição assumida, no ano de 2007, a Organização aceitou o convite da Secretaria Municipal de Educação PMSPSME para administrar também a Creche Pequeno Polegar - Unidade IV - que foi incorporada às creches gerenciadas pela abrAção, ampliando o atendimento para a região de São Miguel.

Por dois anos, a abrAção centrou seus esforços na formação mais apurada das diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e pessoal de apoio para o aprimoramento do Projeto Pedagógico das creches, com o envolvimento e participação das famílias. No segundo semestre de 2008, teve início um real diagnóstico das famílias atendidas nas creches. Cerca de 80% destas famílias foram visitadas.

Aperfeiçoamento das ações: um olhar para o futuro.

De 2010 em diante, a abrAção avançou no aperfeiçoamento de ações como:

- Efetiva construção dos projetos pedagógicos envolvendo famílias, funcionários e crianças de cada creche e na sua eficiente execução; - Capacitação continuada dos profissionais de todos os setores das creches; - Processo de avaliação e monitoramento das ações.

Em 2014, nasce o “Projeto Fortalecer”. Seu objetivo: preparar, ao longo dos próximos dez anos, as equipes gestoras, visando à continuidade nas ações e projetos desenvolvidos com eficiência e qualidade. Os atuais gestores passarão a exercer o cargo de conselheiros.

Nossa Missão

Atender integralmente crianças em creches por meio das múltiplas linguagens da educação infantil na Zona Leste de São Paulo,

sustentada pelos pilares: gestão participativa, visão humanista, formação continuada dos profissionais, e constante

aperfeiçoamento do projeto pedagógico.

Nossa Visão

Buscar o equilíbrio constante entre a atuação educacional e a gestão organizacional, garantindo sustentabilidade e qualidade.

Nossos Valores

Agir dentro dos princípios morais e éticos, enriquecendo práticas que valorizem amizade, mecanismos lúdicos,

transparência nas ações, aprimoramento constante e respeito à criança, à família e ao próximo.

Nossas Equipes

  • Equipe Gestora

    Diretora Presidente – Gabriela Ramos Sztamfater

    Gestora de Projetos – Maria Cecilia Russo Bresciani

  • Equipe Pedagogica

    Diretoras das Creches: Rosangela Palinka Barros, Paula Alves Augusto Lopes de Novaes e Daniela Alves da Silva

    Coordenadoras Pedagógicas: Priscila Guerra de Oliveira Teles, Patricia Pereira dos Santos Lopez e Marcela Silva Leite

    A Equipe de Professores é formada 50 Professores e 2 Auxiliares de Berçário

  • Equipe de Apoio

    Técnica de Saúde e Nutrição: Monica Aparecida Teixeira da Silva

    03 Auxiliares Administrativos

    03 Cozinheiras

    07 Auxiliares de Cozinha

    08 Auxiliares de Limpeza

FUNCIONÁRIA MAIS ANTIGA "Assisto e participo da trajetória da abrAção desde outubro de 1992, ingressei como auxiliar de cozinha, depois passei a cozinheira, estudei e hoje sou auxiliar de berçário. Gosto muito do que faço e nessa longa trajetória cresci pessoal e profissionalmente, aliás ensino e aprendo todos os dias na convivência com as crianças, funcionários e pais. Agradeço em fazer parte desta história, sou grata por trabalhar em um local que o respeito ao próximo sempre fala mais alto. A Associação é organizada, transparente em tudo que realiza e defende os direitos das crianças com muita garra."

Depoimento Funcionários

  • Monica Aparecida Teixeira da Silva - Técnica em Enfermagem

    “Meu nome é Monica tenho 43 anos e trabalho na Abração há 18. Minha função é supervisionar as áreas de saúde e nutrição. Tenho contato com os funcionários, com as crianças e seus familiares.
    Acompanhei durante esses anos muitas mudanças, uma das que teve maior e melhor impacto foi a implantação da Gestão Participativa, e como prioridade o respeito ao funcionário.
    Nesses anos eu realizei alguns sonhos materiais, pessoais e profissionais, ate hoje aprendo muito com as formações e multiplico esses conhecimentos para os funcionários relacionados à minha área, realizo a formação de saúde e nutrição de todos os funcionários que são contratados.
    Uma das minhas maiores conquista é meu filho que hoje tem 14 anos e ficou na Associação desde o nascimento até 5 anos.
    A Abração para mim hoje é meu porto seguro, e se eu deixar de trabalhar nela um dia levarei comigo a certeza de ter feito parte da minha historia de vida e nunca seria esquecida.”

  • Iderma Gomes da Silva - Cozinheira

    “Trabalho na Associação como cozinheira, gosto e me identifico muito com minha profissão, procuro dar sempre o melhor de mim.
    Quanto ao trabalhar na Abração gosto muito, me sinto bem, tenho meu espaço e liberdade para me expressar. Claro que em todo lugar tem divergências, aqui também, mas nada que não seja esclarecido, para isso temos liberdade. Aprendi muito e ensinei também.
    Sempre que precisei na medida do possível fui atendida. Nesses anos todos que trabalho na Associação fui sempre tratada com muito respeito.
    Temos profissionais competentes, com muita instrução visando sempre à criança em primeiro lugar.
    Agradeço pelas oportunidades e aprendizado. Sei que vai chegar um momento (aposentadoria) que não estarei mais aqui, mas com certeza terei boas recordações e saudades, e levarei comigo uma grande bagagem…”

  • Rosangela Palinka Barros - Diretora

    “Trabalho na Associação há 12 anos e foram esses anos todos de aprendizado, estamos em constante reciclagem para que desenvolvamos a cada dia uma Educação Infantil com qualidade visando que a criança seja vista como uma cidadã de direito à voz, que possa se colocar através de inúmeras maneiras seus anseios.
    O funcionário é o principal mediador para alcançar esta Educação de qualidade, por isso oferecemos constante formação e aperfeiçoamento profissional, garantindo sua liberdade de expressão trabalhando em uma gestão participativa.”

  • Ariane Lucia da Silva Consentino - Ex-Diretora

    “A Associação Abração me proporcionou muitas experiências e oportunidades nestes 11 anos, serei sempre grata.”

  • Karina Cadette - Diretora

    “Olá, sou a Karina, trabalho na Creche Pequeno Príncipe há 5 anos. Gosto muito de trabalhar na Abração, pois conheci novas pessoas, criei laços, aprendi a ser coordenadora, participo e desenvolvo varias formações e conheci melhor através da gestão de pessoas a gestão participativa. Faço tudo com muita satisfação, empenho e amor com a Abraçar.”

  • Daniela Alves da Silva - Diretora

    “Responsabilidade, comprometimento e respeito com as crianças, comunidade e funcionários é a meta diária e alcançada pela Associação.
    A Abração nos amplia o olhar para o essencial.
    Sou e serei sempre grata.”

  • Thamiris Cristina de Lima Santos - Professora

    “A Abração representa um grande marco em minha vida. Aprendi, ensinei, sorri e por isso sou muito feliz em contribuir diariamente com esse belo trabalho que a Associação realiza.”

  • Alessandra Aparecida da Silva Alves - Auxiliar de Cozinha

    “Olá você que está lendo meu depoimento, eu agradeço a atenção.
    Meu nome é Alessandra sou auxiliar de cozinha, e tenho 1 ano e 7 meses com a Família Abração.
    Trabalhando em equipe conseguimos interagir e alcançar todos os nossos objetivos.
    Para você que acabou de ler um grande Abração.”

  • Vera Lucia de Souza - Ex-Diretora

    “A Abração realizou todas as metas profissionais que elenquei ao escolher e me formar no magistério e depois na Pedagogia. Sou realizada nesta carreira!
    A Associação ainda foi mais além, possibilitou que conquistasse outros sonhos pessoais.
    Sou grata por toda realizações, benefícios, atenção, comprometimento e principalmente qualidade no atendimento seja com as crianças, famílias e funcionários.”

  • Joseane de Fátima Ferreira Batista - Auxiliar de Limpeza

    “Trabalho na Abração à 8 anos na função de auxiliar de limpeza, gosto de trabalhar na Creche Pequeno Príncipe, pois tem um cuidado muito grande com as crianças e suas famílias.
    Os funcionários fazem parte da gestão participativa, temos constantemente avaliações dos funcionários e das famílias em relação ao trabalho que a Associação oferece as crianças, muito importante assim podemos ver nossos acertos e erros para melhorar a cada dia o oferecido para as crianças e suas famílias.”

  • Gislaine Maria Santos - Auxiliar de Cozinha

    “Aprendi na Abração que : O segredo do sucesso não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se faz.”

  • Junia Maria Gouveia da Costa - Coordenadora Pedagogica

    “Trabalhar na Abração é passar por constante aperfeiçoamento profissional, é buscar sempre a melhoria no atendimento prestado às crianças.
    É estar em comunicação com famílias e comunidade para um processo continuo de reflexão e avaliação do nosso trabalho.”

  • Paula Alves - Coordenadora Pedagógica

    “Sou Paula Alves, trabalho como educadora na Creche Pequena Sereia há 5 anos.
    Tenho orgulho de ser educadora e satisfação em trabalhar nesta Creche de qualidade e que acredita na educação como alicerce da sociedade.”

  • Vanessa Mendes de Souza Assis - Professora

    “Fazer parte da Associação Abração é ter a certeza de que estou integrada em uma instituição que realiza um excelente trabalho e que cumpre o que tem estabelecido como sua missão e seus valores. Como professora de desenvolvimento infantil de uma das unidades da Associação – Creche Pequeno Príncipe, admiro a forma com que as crianças são atendidas diariamente, sempre com muito respeito carinho e dedicação por todos os funcionários que estão sempre dispostos a fazer o melhor para cada uma delas.”

  • Neuza Campos - Auxiliar de Berçario

    “Fazer para da história da Abração ao longo desses 17 anos me emociona e as mais belas palavras que posso dizer são: Muito obrigado por tudo.”

Títulos e Certificados

CMDCA

Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de São Paulo.

A Utilidade Publica Municipal Out. de 2018 a Out. de 2021

Amigos do Peito Padre José de Anchieta

Este CEI promove e apoia o aleitamento materno de acordo com os critérios estabelecidos para o ano de 2018.

Amigos do Peito Vila União

Este CEI promove e apoia o aleitamento materno de acordo com os critérios estabelecidos para o ano de 2018.

FND - Creche Pequeno Polegar - Tema 6

Jornada Alimentar: Tema 6 – Atividades lúdicas para desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

FND - Creche Pequeno Polegar - Tema 5

Jornada Alimentar: Tema 5 – Agricultura Familiar na escola

FND - Creche Pequeno Polegar - Tema 4

Jornada Alimentar: Tema 4 – Horta escolar pedagógica

FND - Creche Pequeno Polegar - Tema 1

Jornada Alimentar: 1º encontro técnico com os gestores dos programas da Educação Infantil

FND - Creche Pequeno Polegar - Tema 3

Jornada Alimentar: Tema 3 – Prevenção e redução de perdas e disperdiços de alimentos

Prêmio Itaú Unicef

FND - Etapa 6

Jornada Alimentar: Tema 6 – Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer

Prêmio Educação Além do Prato

Creche Pequeno Príncipe

FND - Etapa 5

Jornada Alimentar: Tema 5 – Agricultura familiar na escola

Prêmio Educação Além do Prato

Creche Pequena Sereia

FND - Etapa 4

Jornada Alimentar: Tema 4 – Horta escolar pedagógica

Prêmio Educação Além do Prato

Creche Pequeno Polegar

FND - Etapa 3

Jornada Alimentar: Tema 3 – Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos

Seminário Educação Além do Prato

Creche Pequeno Príncipe

FND - Etapa 2

Jornada Alimentar: Tema 2 – Alimentos regionais brasileiros

FND - Etapa 1

Jornada Alimentar: Tema 1 – Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil

CEBAS - Educação

Validade 06/10/2020

Certificado de Credenciamento Educacional

Validade 23/07/2020

Utilidade Publica Municipal

UTM Decreto 37.409/98

Validade 09/09/2018

Conselho Municipal da Criança e Adolescente

CMDCA – 202/94

Validade 06/11/2018

Cadastro Único das Entidades do Terceiro Setor

CENTS – Municipal

Validade – 17/03/2018

Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade CRCE

CRCE – Estado

Validade – 12/07/2021

Balanço Contábil Social